2014

2014

terça-feira, 3 de maio de 2011

Desde quando ser um "nerd" se tornou um orgulho?


É indiscutível que vivemos hoje em uma sociedade do conhecimento, porém, há alguns anos atrás, era uma vergonha ser "nerd". Aquele cara que não tem muita vida social, que não se importa muito com quanto foi o jogo do Flamengo ou quem ganhou a copa - na verdade tem até aversão a esse tipo de coisa.

O jogo muda quando se trata de videogames, quadrinhos ou o que está rolando na internet. Nesse assunto todos são torcedores fanáticos. No caso dos videogames, existem torcedores assíduos de seus "times" preferidos (Nintendo, Microsoft, Sony ou PC) que comemoram cada avanço tecnológico ou anúncio de novos jogos para suas plataformas preferidas.

De certa forma é bom que o intelecto e a liberdade de expressão seja vista com bons olhos pela sociedade, mas a parte ruim é a chegada dos pseudo-nerds. aqueles que se fazem de "cult" para parecerem pessoas mais interessantes, embora não sejam, o que não parece ser uma boa estratégia na minha opinião. Se alguém tem conteúdo, opiniões formadas e sabe se comunicar, ele tem todo o potencial na vida de hoje em dia, mas se não tem e finje que tem, como vai ser quando tiver que utilizar esse conteúdo para realmente impressionar alguém?

Voltando ao assunto... Anos atrás ser uma pessoa inteligente ou com interesses fora do padrão era motivo de piada. Não que hoje ainda não seja, porém, quando alguém tenta ofender uma pessoa diferente, acaba sendo ofendido - já que a visão de que o "maneirão" é realmente um cara legal, já foi perdida em muitos locais. E tem um adicional, o nerd que você tanto implica hoje, poderá ser seu chefe amanhã. Se não for o mesmo, provavelmente será outro "nerd" que também foi vítima de tentativas de insulto, mas hoje é muito mais bem-sucedido que você, senhor "maneirão".

Alunos: Leonardo Cabral e Paulo Pereira