2014

2014

terça-feira, 31 de março de 2009

As várias faces da crise





Ficou constatado que por economias mundiais estarem economicamente interligadas, que uma crise internacional pode atingir economicamente o nosso próprio país. No entanto, há setores comerciais no Brasil que se destacam pela procura. Entre eles estão o setor de automóveis e as lojas de consertos de eletrodomésticos e roupas, que estão recebendo mais clientes no período em que a crise se estabelece.
Apesar das motocicletas ficarem fora do incentivo fiscal, o setor de automóveis está em alto índice de procura e no sábado passado (28), os brasileiros aproveitaram a oportunidade de comprá-los ainda com imposto de produtos industrializados reduzido. Oficialmente, o desconto seria até hoje, mas a expectativa é que o governo prorrogue até junho.
As lojas de consertos de roupas e eletrodomésticos também estão passando por um período sem crise econômica. As pessoas estão evitando desfazer do que têm em casa diante as incertezas da economia e preferem, por exemplo, pagar o conserto de uma televisão a ter que assumirem prestações. O mesmo acontece quando as pessoas aproveitam as suas roupas, reparando os seus defeitos, inseguros de gastarem muito em meio à crise.
Porém, há empresas que estão impedidas de fazer comércio por falta de crédito. Sendo assim, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciaram nesta quinta-feira (26), após reunião no Palácio do Alvorada, em Brasília, a proposta de criação de um fundo de, no mínimo, US$ 100 bilhões para financiar o comércio internacional.
(Alunas: Alana, Flávia, Jaqueline, Larissa, Melissa e Thamiris. )