2014

2014

sábado, 4 de abril de 2009

pesquisador musikal


Olá! Mais uma vez, caros leitores.
Como já me apresentei, sou o Brasília e vim trazer curiosidades e matérias relacionadas à música.

Nesta semana eu estava conversando com um amigo e ele me disse uma frase que me deixou bastante pensativo. Ele disse assim: “ No Brasil não tem nem uma banda que preste...aqui só tem música ruim, sou mais música americana”. Quando ouvi aquilo fiquei pensando: “ será que realmente só música estrangeira é boa?” Tenho absoluta certeza que não, pois a música brasileira influencia vários artistas lá fora.

Agora ,"o que leva o jovem a só ouvir musica britânica e americana , mantendo sua cabeça fechada para a cultura de seu próprio pais ?"

Não sei dizer ao certo, mas acho que 50% da causa desse fato é o modismo. Só porque os artistas são estrangeiros, falam uma língua diferente do português (que muita vezes ninguém entende a letra - contexto), usam roupas diferentes,"todo mundo" acha eles melhores que muitos artistas brasileiros.


Os jovens de hoje em dia só estão vendo o que o cenário musical lá de fora. É raro você achar um jovem ouvindo grandes nomes da música brasileira como: Tom Jobim , Tim Maia , Caetano Veloso ,Roberto Carlos, Elis Regina, Chico Buarque, entre outros. É bem mais fácil você encontrar pessoas ouvindo hip hop, pop, dance , todos internacionais.

Muitos têm a visão de que tudo que é internacional é melhor, pois se enganam , existem muitos artistas bons que não têm seu reconhecimento (muita gente nem sabe que eles existem...hauhuahu). Acho que o mercado fonográfico no Brasil está muito baixo, pois a maioria dos artistas que encontramos nos dias de hoje estão apenas copiando tendências lá de fora e perdendo toda a “criatividade brasileira de ser “. Um exemplo que podemos citar são as bandas que tocam na tv e na rádio, todas são moldadas a fazer a mesma coisa. As gravadoras só estão querendo comercializar artistas.



Essa comercialização feita pelas gravadoras acaba prejudicando a criatividade dos artistas, porque ou você faz o que ela manda ou não faz nada , em outras palavras” você só ganha dinheiro se o seu som estiver no mercado” . Isso cria um bloqueio de novos artistas que possuem ideias fora dessa “lei” das gravadoras.

Também a música internacional acaba gerando mais interesse entre os jovens, porque a nacional não é muito divulgada e não gera tanta procura, e temos que ressaltar que atualmente está ocorrendo uma “onda” de músicas ruins que prejudica bastante, pois afasta o público e diminui a busca por novos artistas e bandas nacionais.

Bem pessoal acho que deixei bastante clara a minha opinião, um conselho que deixo é: “não se prenda apenas a coisas vindas do exterior, procure olhar um pouco mais pra cultura do seu pais". Saiba que a música brasileira é bastante rica e interessante, você pode se surpreender....

Dicas para ouvir ( artistas ou bandas):
- Gilberto Gil
- Osvaldo Montenegro
- Os paralamas do sucesso
- Zé Ramalho