2014

2014

sexta-feira, 19 de março de 2010

Comidas típicas do Pará II

A maniçoba, por exemplo, é feita a partir da maniva (folha extraída da mandioca) moída, que passa cerca de sete dias no fogo antes de chegar à mesa. É que a maniva possui o ácido cianídrico, que se ingerido in natura pode levar à morte por intoxicação. A fervura acontece até que a massa verde fique quase preta. Ela é temperada com quase os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. - Ingredientes (para cerca de 30 pessoas): · 2 paneiros Folhas de mandioca ( maniva ) · 2 quilos Toucinho branco · 2 quilos Toucinho defumado · 2 quilos Pé de porco salgado · 2 quilos Orelha de porco salgada · 2 quilos Língua de porco salgada · 2 quilos Rabo de porco salgado · 2 quilos Lombo de porco salgado · 2 quilos Costela de porco salgada · 1 1/5 quilo Paio · 1 1/5 quilo Chouriço · 1 1/5 quilo Lingüiça de porco · 4 quilos Bucho de boi · 4 quilos Charque

- Modo de fazer: Retire os talos da maniva e vá moendo. Coloque a maniva para ferver em fogo brando por 72 horas em panela grande com água. É necessário mexer de vez em quando, para que as folhas não grudem no panelão. Acrescente água quando achar necessário, contanto que a massa nunca fique seca. Depois de 72 horas, coloque o toucinho (inteiro). Deixe ferver por mais um dia, em fogo brando, sempre acrescentando água e dando no mínimo três boas mexidas por período (manhã, tarde e noite). No quarto dia, ponha as carnes salgadas e o charque de molho para tirar o excesso de sal. No quinto dia, é a vez do bucho, que entra na panela em pedaços. Antes, escalde bem o bucho. Corte as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e ponha no panelão para ferver, desligando o fogo quando for dormir.

No sexto dia, corte o paio, o chouriço e a lingüiça em rodelas. Deixe ferver até o dia seguinte, quando a maniçoba estará pronta. O ponto pode ser dado pela cor que, de verde vivo passa a verde musgo quase preto. Agora é só servir com arroz branco e farinha de mandioca.

Comidas típicas do Pará

O pato no tucupi também tem suas peculiaridades. O tucupi é um caldo amarelo que também vem da mandioca e por isso precisa ser cozido durante dias

- Ingredientes: · 1 Pato grande · 4 Maço de jambu ( leguminosa nativa da Amazônia ) · 3 litros de tucupi ( suco de mandioca ) · 1 Maço de alfavaca · 1 Maço de chicória · 2 Dentes de alho · Pimenta de cheiro · Limão e sal

- Modo de fazer: Depois de abatido o pato, lave-o com limão e coloque-o em vinha d'alho por cerca de 3 horas. Depois, coloque-o para assar em forno quente. Em seguida, deixe esfriar e corte-o em pedaços.

A essa altura, o tucupi está fervendo com sal (a gosto), chicória, alfavaca, dois dentes de alho e duas pimentas. Coloque os pedaços do pato para ferver dentro do tucupi, até ficarem bem macios. Lave o jambu e escalde-o. Ele só será colocado na panela quando o pato já estiver pronto. O pato é servido no tucupi com arroz branco e farinha de mandioca.

Tango: a sensualidade explorada

O tango é a dança da sensualidade, do desejo, dos amantes, é a mais bela expressão do amor carnal explorada pela dança.

O tango surge no século XIX, como uma mistura de ritmos variados, nos subúrbios de Buenos Aires. Desde seu início foi associado aos cabarés e bordéis, lugares fortemente frequentados pela ala masculina imigrante. Como em seu início somente as prostitutas aceitavam dançar o tango era comum ver dois homens dançando em par.

Mas o tango como dança foi se expandindo aos bairros proletariados e passou a ser aceito pelas "melhores famílias" a partir do momento em que começou a fazer sucesso na Europa.

A melodia que acompanhava a dança vinha de violões, violinos e flautas (posteriormente substituída por uma espécie de sanfona chamada "bandoneón"). Os imigrantes começaram a agregar ao tango um pouco do ar melancólico e nostálgico que os rondava, tornando assim a dança única e especial.

O grande divulgador do tango fora da Argentina foi Carlos Gardel também inventor do tango-canção. Carlos Gardel faleceu em 1935 aos 45 anos devido a um acidente aéreo. Porém nos anos 60 o tango passou a ser ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla que rompeu com os esquemas do tango clássico.

Hoje em dia o tango é muito divulgado e conhecido. É sem dúvidas a identificação da alma do povo argentino.



















By: Tháina Goulart (a paixão pela dança me impulsiona a querer saber cada vez mais)

Dicas de filmes

Avatar Filme do diretor James Cameron é um filme de ficção científica, que nos conta a história de Jake Sully que ficou paraplégico em um combate na Terra, ele foi selecionado para substituir seu irmão gêmeo, que tinha falecido, pra participar do programa de Avatar. Ele viaja até Pandora uma lua muito parecido com a Terra exceto pelos extraterrestres que ali vivem os Na’Vi, e além deles muitas outras espécies de animais. Os Na’Vi são seres humanóides e possuem maior capacidade física que os humanos, tem cerca de três metros de Altura e tem pele azulada , e vivem em paz com a natureza. Os humanos desejam explorar essa lua, e os Na’vi se aperfeiçoam em suas habilidades guerreiras. Entretanto, os humanos são incapazes de respirar o ar de Pandora, por isso eles criam seus próprios Avatares (seres híbridos). Eles são controlados por seus donos humanos através de uma tecnologia que permite que eles transmitam seus pensamentos para seu corpo Avatar. Jake vê nisso uma oportunidade de “voltar à ativa” e começa a percorrer as florestas de Pandora e liderar soldados na exploração da Lua. Até ele conhecer Neytiri, uma Na’Vi que conhece acidentalmente e que o ajuda a se adaptar à civilização dos Na’Vi. Avatar foi indicado à nove oscars incluindo o de melhor filme, e sairá em DVD no dia 22 de Abril.

Percy Jackson e os olimpianos: O ladrão de Raios um filme do diretor Chris Columbus (Harry Potter 1,2), que é baseado na saga Percy Jackson e os Olimpianos, do autor Rick Riordan , baseado na mitologia grega. Percy Jackson um garoto de 13 anos tem problemas na escola por ser disléxico e ter dificuldades de concentração, mais seus problemas só estão começando. Ao descobrir ser filho de Posseidon, o deus dos mares, se envolve em uma aventura para achar o verdadeiro ladrão do raio de Zeus.

Lula, o Filho do Brasil - De alguns tempos para cá, os filmes brasileiros vem conquistando cada vez mais o seu espaço no cinema internacional. Isto mostra a grande competência das suas produções, atores, diretores, etc.O filme Lula, o Filho do Brasil é um exemplo. Este que está previsto para estrear em toda América do Sul no início de 2010, sendo considerada a mais cara produção do cinema brasileiro.O filme conta à trajetória do nosso presidente, desde o seu nascimento até se tornar líder sindical, coincidindo com vários aspectos marcantes da história do Brasil.O lançamento do filme, porém vem recebendo críticas pelo fato de que 2010 será um ano eleitoral, em que será eleito o presidente sucessor de Lula. Ou seja, a data de lançamento do filme seria proposital, uma tentativa de ajudar na eleição da candidata do partido de Lula ao governo. Dilma Roussef, candidata à sucessão de Lula, já admitiu que o filme pode influenciar no resultado das eleições. Esta é uma questão que a população não tem como saber, podendo ser apenas um grande jogo de publicidade acobertado por trás das câmeras.

Adeus ao Geraldão...

Pra quem ainda não conhece o Geraldão, principal personagem do cartunista Glauco, é um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe - com quem tem uma relação neurótica - e continua virgem até hoje.
Geraldão bebe, fuma muito, vive atacando a geladeira e toma todos os remédios que vê pela frente. No começo, ele usava uma calça sem elástico. Hoje, passa o dia todo peladão.

Infelizmente o grande cartunista Glauco foi assassinado durante a madrugada da sexta-feira passada (12/03).
Glauco e o filho Raoni foram assassinados por volta de 2 horas da manhã, na porta de casa, na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo.
Entre suas personagens mais conhecidas, estão Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, Netão e Edmar Bregman, entre outros.
Para ver algumas tiras entre aqui!

Glauco nos mostrou que no fundo todos nós temos um pouco do Geraldão, Casal Neura ou Dona Marta.

Descanse em Paz, e vá com a certeza de que tornou por muitas vezes os dias das pessoas mais alegres. Alegrando-as com seu Humor Insubstituível!

Por: Lucas Cantelmo, Lucas Martinez, Fernanda, Ingrid e Caroline