2014

2014

quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma difícil escolha

Hoje em dia, existe muita pressão por parte da sociedade na hora da escolha profissional.A indecisão está presente na vida da maioria dos jovens que precisam decidir um caminho, alguns sem guiam pelo retorno financeiro, outros se baseiam na opinião dos pais, e ainda existe os que optam por fazer o que realmente gostam.Mesmo que a decisão não tenha sido tomada, é importante destacar que estudar é absolutamente necessário, por isso deve-se levar em conta as universidades e seus cursos.
As faculdades mais procuradas são as federais (UFF, UFRJ, UFRRJ) porque possui maior conceito na área de trabalho.Em segundo lugar as estaduais, como UERJ e UNIRIO.A maioria da população descarta a hipótese de fazer uma particular, mas há exceções como a PUC que é considerada a melhor, o seu único problema é o custo altíssimo das mensalidades, mas existem oportunidades como a prova do ENEM que dependendo da pontuação pode-se conseguir até 100% de desconto durante todo o curso.Em matérias de boas faculdades o Brasil é bem sucedido o único problema é a grande concorrência dos considerados melhores curso.
Entre os cursos mais procurados estão o de: Medicina, Direito, Engenharia e Ciências da Computação, pois são os que dão mais estabilidade financeira hoje em dia.Sempre ficamos na dúvida de qual faculdade escolher, pública ou privada, e é claro que possuem vantagens e desvantagens distintas. A universidade pública tem um custo menor que a privada dependendo do seu curso, a privada corre menos riscos de entrar em greve, etc. Não se pode cometer o erro de ir pela mais fácil nem pela mais barata. Já está comprovado que não é somente a universidade que faz o aluno, e sim, ele próprio a partir do seu auto interesse e dedicação.
Em relação às públicas existe o sistema de cotas que consiste basicamente na distinção de 45% das vagas nas escolas de formação de oficiais da policia militar e do corpo de bombeiros, para estudantes da rede pública, portadores de deficiência, integrantes de minorias étnicas e filhos de policias agentes penitenciários e bombeiros mortos em serviço e por ultimo negros que às vezes algumas pessoas acham que esse tipo de cota é só para a universidade ser interpretada como “anti-racista”.
Contudo chegamos à conclusão que, uma formação escolar boa é indispensável para excelente colocação no vestibular e fazer com cautela as escolhas de um curso e de uma universidade é fundamental, pois é apenas um passo para um futuro profissional brilhante.

(Grupo: Ellen, Jessica, Amanda, Carla, Rayanna)