2014

2014

domingo, 8 de maio de 2011

Copa?Que copa?

As autoridades brasileiras estão preparando o Brasil para sediar uma Copa do Mundo de Futebol, mas estamos mesmo preparados para recebê-la?

Estamos chegando cada vez mais perto de 2014 e nada (ou quase nada) foi preparado. E o pior... Teremos também uma Olimpíada em 2016. E essa vai ser apenas no Rio de Janeiro. O que mais se vê são atrasos e falta de responsabilidade quado todo o mundo estará olhando para todo o Brasil.

O dinheiro gasto nas obras é muito mal contado e as obras chegam a dobrar de valor. O dinheiro público que poderia estar sendo investido e muitas outras coisas está sendo jogado no lixo. Quando os governantes vão perceber que antes de tentar mostrar para o mundo que somos desenvolvidos temos de realmente nos desenvolver?

Temos que evoluir muito, acabando com a pobreza que atinge boa parte da população brasileira, principalmente a que vive nas favelas e a Nordestina que sofre com o esquecimento das autoridades brasileiras.

Será o que o Brasil vai ganhar com turismo e outras coisas mais vai ser maior do que o gasto com todas essas obras? Poderemos desfrutar tão bem como falam das estradas?

Essas são perguntas que devemos esperar para serem respondidas. Enquanto isso seguimos na expectativa de saber se um dia o Brasil realmente vai chegar no nível de países desenvolvidos em relação a renda da população mais pobre, que é a que realmente sofre com tudo isso.

Alunos: Gustavo Campanate Vieira (nº10)

Matheus de M. Ramos (nº14)

A culpa não é dos jogos

Nas últimas semanas temos acompanhado um caso de violência no Rio de Janeiro, sobre um homem que entrou em uma escola fortemente armado e que começou a atirar contra as crianças, sem nenhum propósito aparente.

Desde então, os meios de comunicação começaram um tipo de competição para conseguir, de modo exclusivo, uma explicação com especialistas em psicopatia para que possa justificar o que teria provocado o homem a fazer o que fez. Com base no acontecido, um telejornal de uma emissora de televisão culpou os jogos de violência dos vídeo games, um dos focos centrais de culpa nestes casos, dizendo que tais jogos estimulam a violência, que de fato influencia porem, não deve ser colocado como um dos principais motivos tendo tantos outros mais relevantes. Relembrando um caso muito parecido aconteceu a aproximadamente 12 anos atrás no entanto mal tinha os tais jogos responsáveis por tamanha violência.

Enfim, se considerássemos tudo que a mídia fala, o que mais teriam eram matadores em série, crianças, adolescentes e adultos atirando dentro de grandes centros comerciais e de ensino, desta forma concluo que o problema não é ter ou jogos ou qualquer outro tipo de apologia a violência, o que tem que existir é equilíbrio psicológico suficiente para saber distinguir o que se pode fazer no virtual do que pode ser feito na realidade.

Tiago Lima & Eric Campos

Saúde Brasileira é mesmo um Caos?

A Saúde Brasileira encontra-se em um estado lamentável, mas esse estado já foi muito pior, mas como pior? Hoje em dia, o Governo não dá muita atenção pra esse setor, mas antigamente a atenção era até menor, o governo pode não estar àquela maravilha, mas pelo menos já tem um plano para melhorar esse quadro e é notória já a evolução nas condições de saúde do Brasil e eu, tu, nós, no futuro vamos ter poucos problemas para fazer um exame ou uma cirurgia, acredito que daqui a uns 10 anos, é muito otimismo que eu sei, mas acredito que daqui a esse tempo, vamos ter boas para excelentes condições de saúde pelo País.

A saúde no Brasil sempre foi um assunto muito discutido, afinal, o governo não investe o dinheiro necessário para que as pessoas possam desfrutar de um bom atendimento médico, mas vamos pensar os Brasileiros também dão muito mole em relação a sua saúde, propagandas de conscientização existem, mas poucas vezes são seguidas e isso agrava ainda mais o quadro. Também não podemos jogar pau só no governo e não ver por todos os ângulos, pois esse é um assunto muito complexo, com vários personagens e instituições, mas a solução não é tão difícil e pelo que parecem encontraram o meio disso.

A população paga regularmente os seus impostos pra contar com uma boa prestação de serviços nos postos, coisa que na realidade não acontece. Existem sérios problemas com relação ao fornecimento de recursos, como remédios. Isso é fato e não podemos negar, faltam recursos, falta infraestrutura e falta uma maior dedicação das instituições e a população? A população sofre com tudo isso. Eu, você, Nós esperamos horas em um hospital para um atendimento relativamente ruim e que leva mais ou menos 20 minutos, ou seja, isso está errado, não é assim que em um país se consolida uma situação de saúde estável e isso tem q mudar e que seja rápido.

O Brasil precisa melhorar a questão da saúde pública porque é direito de todo cidadão. Você que está lendo esse texto sabe o que é cidadania? Você se considera um cidadão? Vamos lá, vamos esclarecer termo por termo.

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação. Captaram? E isso parece ser o foco principal, vamos ser cidadões e vamos lutar por cidadania no Brasil, um país tão lindo como o nosso, tão admirado, merece um pouco mais de respeito, de consideração, de menos critica e mais dedicação e um pouco mais de ambição e visão com o objetivo de que no futuro o país tenha uma saúde decente, pois agente merece.

Rafael Mendonça