2014

2014

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O CICLO TECNOLÓGICO


Ei galera! Para todos que pensam que a tecnologia é o computador mais novo do mercado ou o carro mais tecnológico, isso não é um terço do que é a tecnologia. Então espero que a matéria que meu grupo pesquisou ajude vocês a entender uma parte do que seria a: TECNOLOGIA.

Desde o surgimento das primeiras fábricas, a economia industrial desenvolve-se em ciclos longos que apresentam uma fase inicial de rápido crescimento acumulativo de capitais, atravessam uma fase de estabilização e em seguida entram em uma fase descendente caracterizada pela redução do crescimento e dos lucros empresariais. De acordo com o economista austríaco Joseph Schumpeter, a "destruição criadora" movimenta tais ciclos.

Quando um conjunto de novas tecnologias encontra aplicação produtiva, as tecnologias tradicionais são “destruídas”, isto é, deixam de criar produtos capazes de competir no mercado e acabam sendo abandonadas. Na fase inicial do ciclo(ascendente), as novas distinguem os empresários inovadores dos que continuam utilizando tecnologias tradicionais. Os inovadores são “premiados” com elevadas taxas de lucros e erguem verdadeiros impérios empresarias.

Na fase de estabilização, os lucros diminuem, pois a maior parte das empresas adotou o novo conjunto de tecnologias e a competição tornou-se mais acirrada. Finalmente, a fase descendente que inauguraram o ciclo tornaram-se tradicionais. A queda acentuada dos lucros prenuncia mais uma ruptura na base técnica que deflagrará novo ciclo.

O CICLO TECNOLÓGICO SE DIVIDE EM DUAS FASES


1° TECNOLOGIA E LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL

A economia capitalista caracteriza-se pela propriedade privada do capital,das máquinas e instrumentos de trabalho,dos edifícios industrias.
Os proprietários dos meios de produção organizam seus negócios em condições de concorrência.Todos procuram maximizar seus lucros,diminuindo os custos de produção e ampliando seus mercados.Nessa operação,o sucesso significa crescimento dos negócios e acumulação de capitais.O fracasso significa falência e a perda do capital investido.Na guerra da concorrência,os derrotados deixam o campo de batalha.


2° DESTRUIÇÃO CRIADORA

A fase inicial de cada ciclo de inovação é a época de ouro de empreendedores.Adaptando pioneiramente as novidades tecnológicas á produção,empreendedores ousados conquistam vastos mercados.Repentinamente,surgem empresas de grande porte,que se tornam símbolos do seu tempo.Enquanto isso, grandes empresas baseadas em padrões tecnológicos entram em crise e acabam sendo obrigados a se reformular ou simplesmente desaparecem.
É na fase inicial inicial que ocorre a “destruição criadora”.Quando o ciclo de inovações atinge a fase de estabilização,as novidades tecnológicas consistem em aperfeiçoamentos do padrão estabelecido.

ENTÃO O QUE SERIA O CICLO TECNOLÓGICO?

Estão associados á valorização de determinados recursos naturais e ás formas de organização do espaço geográfico.

NBB









Fred tenta frear o avanço de Valtinho: o reserva rubro-negro foi fundamental na vitória deste domingo



Incendiado pelo baixinho Fred, Flamengo bate o Brasília e fica a um passo da taça



Com um terceiro quarto arrasador, Rubro-Negro abre 2 a 1 na final do NBB e pode conquistar o campeonato com uma vitória no próximo domingo


Se o basquete é um jogo de gigantes, um baixinho de 29 anos nascido no Acre acaba de subverter a lógica. Em jogo com mais de 60 faltas, enquanto os grandalhões se trombavam o tempo todo, a vitória do Flamengo sobre o Brasília veio pelas mãos de Fred, armador reserva de 1,80m, o mais baixo a pisar na quadra da Arena da Barra neste domingo. O indiscutível triunfo por 99 a 78 deixa o Rubro-Negro a um passo do título do Novo Basquete Brasil, que pode vir daqui a uma semana, quando os times voltam a se enfrentar na capital do país.

~>Glauner,Leandro,Phelippe,Alexandre,Bruno,Álvaro,Matheus e Victor.