2014

2014

terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia de Tiradentes



Vamos expor curiosidades e fatos intrigantes sobre o homem conhecido como o nosso herói nacional: Joaquim José da Silva Xavier.
Nascido na Fazenda do Pombal, em Minas Gerais, que após a morte de seus pais ficou sobre a tutela do seu padrinho. Tiradentes, assim conhecido porque exercitava a profissão de dentista, apesar de não ter tido estudos regulares, exercitava tudo o que aprendia,sendo além de dentista, foi tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial.
Caracterizado pela sua participaçao na Inconfidência Mineira, como uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português, porém ,foi fracassada.
A estrutura moral de Tiradentes revelada por seus depoimentos é que lhe conferiu a grandeza de líder da revolução mineira, pois em todos os depoimentos que continuaram até ao seu enforcamento continuou despistando e negando a participação de outras pessoas e revelando apenas o que os ministros já sabiam.
Numa manhã de sábado, 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro. O governo geral transformou numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo uma verdadeira encenação. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas, também houve discursos de aclamação à rainha, e um cortejo por toda a tropa local.
Executado e esquartejado, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo, lugares onde fez seus discursos revolucionários. Arrasaram a casa em que morava, jogando sal ao terreno para que nada lá germinasse.
Curiosidades:

• Na primeira noite em que a cabeça de Tiradentes foi exposta em Vila Rica, foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até aos nossos dias.
• Tratando-se de uma condenação por inconfidência (traição à Coroa), os sinos das igrejas não poderiam tocar quando da execução. Afirma a lenda que, mesmo assim, no momento do enforcamento, o sino da igreja local soou cinco badalas.
• Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda.
(Alunas: Alana, Flávia, Jaqueline, Melissa, Larissa e Thamiris.)