
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil , o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo. O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas afirmam que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano e, principalmente, monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, difucultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global. O aquecimento global vai gera o derretimento de gelo e com o derretimento de gelo nas calotas polares pode ocasiona o avanço dos oceanos nas cidades litorâneas.
O aquecimento global vem sendo evidenciado através das altas temperaturas e a mudança brusca de temperatura em todo o mundo. Alguns estudos revelam que o aquecimento global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, entre outros.Manifestações são feitas reivindicando resultados positivos para o planeta.
Então conclui-se que cada um e as nações se conscientizaram a todos com medidas que amenizam esta situação e que possa deixar um pouco de vida para nossos filhos e netos e um futuro melhor para o planeta.
Alunos:Carolina Amorim e Ricardo José
Nenhum comentário:
Postar um comentário