2014

2014

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O sucesso dos livros de Stephanie Meyer


Para entender um jovem, é necessário saber chegar até ele. Uma das maneiras mais eficientes seria conhecendo seus interesses e preferências, tais como música (de uma maneira geral, abrangendo de pequenos cantores e cantoras, até grandes bandas), estilo de se vestir (que geralmente “reúne” esses adolescentes em grupos), e por que não, o gosto pela leitura?

A ideia de que jovens e adolescentes não possuem o hábito de ler, é bem antiga. E pode-se dizer que, isso aos poucos, está ficando para trás. Mas como esse interesse desperta? Esse interesse pelos livros começa a surgir quando, o adolescente encontra um determinado livro, e, se identifica com ele. É a partir daí que, a “vontade” de sempre estar acompanhado por um bom livro, se torna absolutamente constante.
Atualmente, um dos livros que vem despertando milhares de novos leitores, é a série Twilight (Crepúsculo, em português) escrita por Stephenie Meyer. A série aborda o amor proibido, entre as personagens Bella Swan e Edward Cullen, já que ela é humana e ele, um vampiro. Muitos outros personagens fazem parte dessa trama, dentre eles, existe Jacob Black (a autora dá uma maior ênfase a esse personagem no segundo livro da série – Lua Nova) que se apaixona por Bella, e começa a lutar pelo coração da garota. Existem muitos fatores interessantes nesses livros, que podem justificar tamanho sucesso entre os leitores.

Todos os livros da série, com exceção de Midnight Sun (ainda sem título oficial em português) são “escritos” pela personagem principal, Bella Swan. O que gera a impressão, de o leitor ser a própria personagem. Pela riqueza de detalhes com que os ambientes, e outros personagens são descritos, permite ao leitor vivenciar a história, como se fizesse parte dela. Outro ponto seria o fato de Edward e toda a sua família, serem vampiros. É de conhecimento geral, que essa raça de seres sobrenaturais, causa inquietante admiração, por parte, principalmente, do público feminino. Lindos e imortais, esses são os vampiros. Colocá-los na história, com certeza, aumentaram as chances de sucesso dos livros em 50%. Se já não fosse o bastante, no terceiro livro da série (Eclipse), há uma consolidação do triângulo amoroso (Edward, Bella e Jacob), onde a menina deve fazer uma importante escolha. Triângulos amorosos rendem muito público, fato é que, são abordados em novelas, seriados, programas e afins.

Com tudo isso, não havia como os livros de Stephenie Meyer não fervilharem no sucesso. Mas, como toda regra tem sua exceção, existem pessoas que não aprovam esse estilo de leitura, por ser muito fantasioso, entre outros motivos. Estilo de leitura, assim como estilo musical, ou o modo de se vestir é algo muito pessoal. Por isso, se os livros “do momento” não fazem o seu estilo, procure o seu. O importante é não deixar de ler, porque além de enriquecer o seu vocabulário, fará com que você escreva e fale melhor, além, é claro, de garantir histórias fascinantes.
A série Twilight consiste em:

- Twilight (Crepúsculo);
- New Moon (Lua Nova);
- Eclipse;
- Breaking Down (Amanhecer);
- Midnight Sun.

Mais informações sobre a série: http://foforks.com.br/

Escrito por Ellen (:

Série Crepúsculo

A série crespúsculo vem fazendo muito sucesso entre jovens e adultos de todo o mundo. Uma história envolvendo ficção e vida real e misturando fantasia e realidade conquistando fãs por onde passa. O livro conta a história de uma menina que ao mudar-se para uma nova cidade conhece um vampiro e apaixona-se por ele, mas ao entrar na vida dele começa a ter de enfrentar perigos desse mundo e assim vive se desdobrando entre sua vida sombria e real mas na sequência da série, o livro Lua Nova, vem mostrar que nem tudo é perfeito e o vampiro abandona a amada, fazendo-a sofrer e a menina fica balançada entre Edward, seu amor e Jacob, seu melhor amigo. No decorrer da historia o vampiro volta e retoma o namoro com a moça. Já no livro Eclipse, o casal esta mais apaixonado que nunca e pretendem casar, mas para formar uma familia de verdade, Bella precisa tornar-se vampira, E a continuação vem no próximo livro, Amanhecer que em breve estará em todas as livrarias do país!

Grupo : Jéssica Elisa, Juana, Kamilla e Renata