2014

2014

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Rio 2016

'O Rio terá que fazer um milagre para 2016'O Rio de Janeiro vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Nesse ponto, parabéns para ele. Acontece que muitas localidades da Cidade Maravilhosa viraram "terra de malboro", onde o bangue-bangue rola solto, como na época do faroeste. Sepetiba, que muitos nem sabem que é bairro antigo do Rio de Janeiro, é um exemplo. Está abandonado pelo poder público, assim como Campo Grande, Ramos, Olaria, Penha, Engenho Novo e Engenho de Dentro, só para citar alguns dentre tantos que carecem da intervenção do poder público carioca em diversos setores. O principal? A segurança. Quem é obrigado a passar por esses bairros passa com medo de ser vítima de assalto ou bala perdida. Aliás, esta última é o maior medo do carioca.

Trazer grandes eventos para o Rio é válido, no sentido que será dado à cidade dinheiro para investir na infra-estrutura dos eventos. Melhorando estádios de futebol e outros lugares onde se pratica esportes na cidade, que serão sedes dos eventos realizados por aqui. Mas de nada adianta trazer eventos de grande porte como a Copa e as Olimpíadas sem investir na segurança, não só da Zona Sul (a mais abastada carioca), mas também em toda a cidade do Rio de Janeiro. Além disso, não é possível continuarmos sendo vítimas de "bandidos fardados" como o foi o coordenador do AfroReggae que teve seus pertences roubados por policiais, que liberaram os meliantes que atiraram nele e o deixaram agonizando por quase 50 minutos na calçada! Temos que começar a mudar todo o sistema penitenciário, porque não é possível que aqui fora presos sejam comandados por bandidos que estão encarcerados em prisões de segurança máxima.

Além disso, o Rio carece de investimento em educação, saúde e empregos. Precisamos aumentar o número de vagas de empregos, especialmente para aquelas pessoas mais qualificadas. Não é admissível que pessoas com doutorado e mestrado precisem se inscrever para um concurso para gari! Isso é uma prova de que a cidade carece de vagas de trabalho para esses indivíduos ou, o que é pior, o Rio está com um sistema de ensino fraco, onde pessoas com pouco preparo conseguem cursar mestrado e doutorado em algumas instituições de ensino de qualidade duvidosa.Um outro ponto a ser abordado são as UPAS 24h. Quem as conhece sabem que são estruturas "para Inglês ver". Carecem de médicos e aparelhagem adequada para diagnósticos mais precisos. Ao invés de criar UPAS, o governo podia ter investido esse dinheiro em seus hospitais, que estão "jogados às traças" com carência de médicos e materiais para exames. Tem hospital com falta de gaze e xilocaína, Materiais básicos para curativos e exames como endoscopia gástrica.

Para que o Rio de Janeiro não passe vergonha diante do mundo, que estará de olho em tais eventos, é preciso bem mais do que combater o tráfico nas favelas, e sabem por quê? Você combate os bandidos que se escondem nas favelas e eles começam a descer para o asfalto, a atacar no asfalto, assaltando, achacando, matando, fazendo arrastão em túneis, e isso é só algumas das coisas que eles são capazes de fazer. Nossas leis são coniventes com esse sistema marginal, no momento em que dá indulto de Natal para traficante, ou pior, indulto de Dia das Mães para bandido que nem mãe tem! Esses bandidos voltam às ruas e pregam o horror. Se voltam para cadeia? Só se for em sonho! É claro que eles não voltarão para um lugar superlotado, imundo e com alimentação péssima, como mostram muitas ONGS de direitos humanos que alertam para o problema carcerário no Brasil.

O Rio de Janeiro terá que fazer um milagre para sediar eventos da magnitude que são a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 sem que ocorram incidentes capazes de sujar o nome de nossa cidade em todo o planeta.

Aline, samuel, mahany e ana elisa

Um comentário:

Shirlei Weisz disse...

Esse texto é de minha autoria e foi publicado no O Globo. Espero que seja dado o crédito, para que não haja problemas com a escola.
Shirlei Weisz