2014

2014

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Rio pede paz


Certa vez, ouvi dizer que a violência no Rio de janeiro só iria aumentar e que jamais iria mudar. O que é mais aparente dentro das favelas, onde são desencadeados outros fatores, como a questão do tráfico de drogas. São jovens e adultos envolvidos na venda de estupefacientes e na compra de armamentos, estes muitas das vezes, são mais avançados que as armas da própria polícia.
A cidade mais conhecida como a " cidade maravilhosa" está enfrentando problemas cada vez maiores, como a falta de segurança. Até policiais são corruptos, não cumprem com o seu verdadeiro papel de aplicar determinadas leis destinadas a garantir a segurança de uma coletividade. Por um lado, os traficantes põem em risco a vida das pessoas pelo combate a outros traficantes e por outro, existe a desconfiança sobre a lealdade das próprias corporações governamentais. Porém, há policiamento eficiente e leal à sua própria profissão. Apesar disto, as suas condições de trabalho nem sempre são boas, os automóveis usados por eles , muitas vezes não são seguros, onde passam a maior parte do tempo arriscando as suas vidas para salvarem outras.
Seria injusto generalizar a deslealdade da polícia. Uma outra vez, ouvi falar sobre a violência no Rio e desta vez, de um policial. Ele dizia que um dia o Rio de Janeiro mudará. Ouvir isto de um policial é de certa forma, esperançoso.
No entanto, o que fica a cada dia mais evidente, é que a cidade não mudará por si só, não poderá melhorar sozinha se cada um de nós fizer a sua parte para podermos um dia dizer que a beleza da nossa " cidade maravilhosa"vai além da sua natureza.
Aluna: Larissa Salvaya de Louredo n: 22

Nenhum comentário: