2014

2014

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

peskizador musical

Olá... estou aqui para falar da história de uma das melhores grupos de " flamenco" que existe:
"gipsy kings"

Os seus pais fugiram da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola. Eles são uma banda composta por ciganos que tocam rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional.

Eles ganharam grande notoriedade com o seu álbum Gipsy Kings, no qual havia vários sucessos do grupo, como “Djobi Djoba “Bamboleo" e "Un Amor". A música "Volare", em seu segundo álbum, Mosaique é uma versão rumba do hit "Nel Blu Dipinto Di Blu" do italiano Domenico Modugno. Os Gipsy Kings foram e ainda são enormemente populares na França independentemente do criticismo dos puristas flamencos. Os Gipsy Kings foram um sucesso na maioria da Europa Ocidental, especialmente na França e no Reino Unido. Em 1989, Gipsy Kings foi lançado nos Estados Unidos e manteve-se por 40 semanas nos charts, sendo um dos raríssimos álbuns em espanhol a conseguir tal proeza. A sua versão cover de 'Hotel California' é excelente exemplo do chamado "fast classical guitar leads" e do "flamenco strumming" (Tal versão aparece no filme dos Irmãos Coen', The Big Lebowski). Em 1991 os Gipsy Kings realizaram guitarra flamenca para a versão de Long Train Running(original dos Doobie Brothers) por Bananarama, usando o pseudonimo "Alma de Noche" ("Alma da Noite").

Os Gipsy Kings são membros de duas famílias: os Reyes e os Baliardo, que são primos do grande flamenco Manitas de Plata. O vocalista principal, Nicolás Reyes é filho do grande flamenco Jose Reyes. Os Gipsy Kings são compostos por:

Nicolas Reyes - vocalista principal
Pablo Reyes - vocais de suporte, guitarra
Canut Reyes - vocais de suporte, guitarra
Patchai Reyes - vocais de suporte, guitarra
Andre Reyes - guitarra/vocais
Diego Baliardo - guitarra
Paco Baliardo - guitarra
Tonino Baliardo - Guitarrista principal

Discografia:

Álbuns de estúdio
Allegria (1982)
Luna de Fuego (1983)
Gipsy Kings (1988)
Mosaique (1989)
Este Mundo(1991)
" Gipsy Kings - Live" (1992)
Love & Liberté (1993)
Estrellas (1995)
Compas (1997)
Somos Gitanos (2001)
Roots (2004)
Pasajero (2006)
Ao vivo
Live (1992)

Compilações

Greatest Hits (1994)
Cantos de Amor (1995)
Volare:The Very Best of Gipsy Kings - double album (2000)
The Very Best of Gipsy Kings (2005)

Nenhum comentário: