2014

2014

domingo, 8 de maio de 2011

A culpa não é dos jogos

Nas últimas semanas temos acompanhado um caso de violência no Rio de Janeiro, sobre um homem que entrou em uma escola fortemente armado e que começou a atirar contra as crianças, sem nenhum propósito aparente.

Desde então, os meios de comunicação começaram um tipo de competição para conseguir, de modo exclusivo, uma explicação com especialistas em psicopatia para que possa justificar o que teria provocado o homem a fazer o que fez. Com base no acontecido, um telejornal de uma emissora de televisão culpou os jogos de violência dos vídeo games, um dos focos centrais de culpa nestes casos, dizendo que tais jogos estimulam a violência, que de fato influencia porem, não deve ser colocado como um dos principais motivos tendo tantos outros mais relevantes. Relembrando um caso muito parecido aconteceu a aproximadamente 12 anos atrás no entanto mal tinha os tais jogos responsáveis por tamanha violência.

Enfim, se considerássemos tudo que a mídia fala, o que mais teriam eram matadores em série, crianças, adolescentes e adultos atirando dentro de grandes centros comerciais e de ensino, desta forma concluo que o problema não é ter ou jogos ou qualquer outro tipo de apologia a violência, o que tem que existir é equilíbrio psicológico suficiente para saber distinguir o que se pode fazer no virtual do que pode ser feito na realidade.

Tiago Lima & Eric Campos

Nenhum comentário: