2014

2014

sexta-feira, 19 de março de 2010

Tango: a sensualidade explorada

O tango é a dança da sensualidade, do desejo, dos amantes, é a mais bela expressão do amor carnal explorada pela dança.

O tango surge no século XIX, como uma mistura de ritmos variados, nos subúrbios de Buenos Aires. Desde seu início foi associado aos cabarés e bordéis, lugares fortemente frequentados pela ala masculina imigrante. Como em seu início somente as prostitutas aceitavam dançar o tango era comum ver dois homens dançando em par.

Mas o tango como dança foi se expandindo aos bairros proletariados e passou a ser aceito pelas "melhores famílias" a partir do momento em que começou a fazer sucesso na Europa.

A melodia que acompanhava a dança vinha de violões, violinos e flautas (posteriormente substituída por uma espécie de sanfona chamada "bandoneón"). Os imigrantes começaram a agregar ao tango um pouco do ar melancólico e nostálgico que os rondava, tornando assim a dança única e especial.

O grande divulgador do tango fora da Argentina foi Carlos Gardel também inventor do tango-canção. Carlos Gardel faleceu em 1935 aos 45 anos devido a um acidente aéreo. Porém nos anos 60 o tango passou a ser ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla que rompeu com os esquemas do tango clássico.

Hoje em dia o tango é muito divulgado e conhecido. É sem dúvidas a identificação da alma do povo argentino.



















By: Tháina Goulart (a paixão pela dança me impulsiona a querer saber cada vez mais)

Nenhum comentário: