2014

2014

sábado, 17 de julho de 2010

Dos salões de baile das cortes para as festas de 15 anos

Surgida em Viena no ano de 1776, a valsa é considerada a mãe das danças de salão. E também é, sem dúvidas a mais elegante. Esse ritmo que veio dos dançares camponeses ganhou rapidamente a aceitação dos nobres e tornou-se a dança mais sofisticada nos salões da França, Espanha e Portugal.

Os portugueses a trouxeram para o Brasil, juntamente com a corte que veio se refugiar em 1808. E assim começou a ser conhecida pelo mundo, passando por Boston em 1834, onde não teve uma boa aceitação.

Ao contrário das danças existentes na época, onde os pares dançavam separados, sem maiores contatos, a valsa implicava em um contato físico direto, sendo considerada vulgar e proibida em alguns lugares. Essa impressão permaneceu ainda na Inglaterra, onde sua aceitação foi lenta.

Se por um lado a valsa era tida como vulgar, por outro ela era muito bem aceita, principalmente pelas jovens que se apaixonaram pela "dança proibida" e graças à elas esse gênero tão lindo não foi extinguido. Aliás sua popularidade foi crescendo cada vez mais no século XIX por dois motivos: seus passos básicos eram fáceis de aprender e os salões de dança eram o único espaço para amantes e namorados se aproximarem.

Ao fim do século XIX a valsa já era praticada em todo o mundo, sem exceção e perdeu seu título de dança proibida para o tango.
Tipos de Valsa:

  • Valsa Vienesa - a pioneira entre as valsas, dançada em um ritmo bastante rápido.
  • Valsa Inglesa - variação da Valsa Vienesa, dançada em um ritmo mais lento.
  • Valsa Internacional Standard - dançada normalmente em competições, o par permanece na posição fechada.
  • Valsa Americana - incorpora vários movimentos, onde o par deixa de ter contato um com o outro.
  • Valsa Peruana - muito parecida com a valsa Inglesa, diferindo apenas no ritmo que passa a ser latino e espanhol.
  • Valsa Venezuelana - os venezuelanos incluíram seus próprios passos à valsa clássica.
  • Valsa "cross step" - inclui passos cruzados.

Nenhum comentário: