2014

2014

terça-feira, 14 de abril de 2009

O que é política para você?!


Política pode ser quem comanda, mas quem permite? Será que só o governante tem responsabilidades no que acontece dentro de uma sociedade violenta e mal estruturada? Se pararmos para pensar no que já temos, e que muitos destroem e o pouco que julgamos ser feito pelos governantes que são destruídos pelas pessoas, telefones públicos, por exemplo, muitos não dão valor, descuidando do que é para o benefício de todos.
Se um bom governador realizasse todas as suas promessas a situação socioeconômica mudaria? Automaticamente os problemas sociais não acabariam. Um bom governo é relativo quando é analisado pra quem é bom. Bom para quem? Para mim, para você, para o governador? Governar é sinônimo de trabalhar, como todo emprego deve ser realizado com dedicação, o mesmo deve ser com o ato de governar. Não é que o governador deva ignorar sua vida pessoal, como todos nós devemos dar prioridade, porém, não tirar benefícios de um povo que já tem pouco. A atual presidência do Brasil tende a criar programas que ao mesmo tempo em que ajudam algumas pessoas, também demonstram uma situação precária. Temos, por exemplo, a bolsa família. Muitos dizem ser uma ótima atuação, mas seria desnecessário se houvesse um bom investimento educacional e consequentemente um maior numero de bons empregos que garantissem uma vida com necessidades atendidas para todos, porque o nosso modelo social é de quem estuda conseguir um bom emprego. Mas se todos estudassem não teriam bons empregos para todos.
Apesar de o presidente agir bem assinando o novo acordo ortográfico, a fim de aproximar outras culturas que também falam o português e a Lei Seca, ainda há muitos deslizes. Lula fez o PROUNI facilitando o aumento de entradas na faculdade, mas não precisamos de quantidade e sim de qualidade, isso outra vez mostra a precariedade da educação. O que normalmente acontece é que não são todos que tem oportunidades de ter uma boa base na educação.
É válido ressaltarmos que o presidente contribuiu para a distribuição de renda na América Latina, entregando a Petrobrás a preço de custo para a Bolívia, além de aceitar um aumento de 500% nos custos do gás comprado de lá. Também evitou a queda do salário-médio nas cidades mais pobres, por excesso de demanda, ao criar toda uma subcultura que prefere viver de bolsa-família, rejeitando inclusive ofertas de emprego.
Com um bom governo ou não, independente de quem governa a responsabilidade de uma estrutura social melhor não é somente de um governador. Afinal, quem vota? O que fazemos para a nossa sociedade caminhar para o progresso? Obviamente, devemos reclamar reivindicando nossos direitos, e se todos fossem aceitos isso não bastaria se também não cumpríssemos as nossas obrigações.
Enfim, quem faz a política? Eu, você e quem governa. Sabendo aceitar e a admitir o que é realmente bom para todos nós.





( Alunas: Alana, Flávia, Jaqueline, Larissa, Melissa e Thamiris )

Nenhum comentário: