2014

2014

terça-feira, 24 de março de 2009

A crise financeira mundial

A crise financeira que começou já no início de 2007 nos Estados Unidos, mostrava os primeiros sinais de uma crise financeira aguda no país, o que não demorou muito a acontecer. A crise econômica nos Estados Unidos não se daria, contudo, sem afetar diretamente a autonomia dos demais países do mundo, incluindo o Brasil. Em face de tais fatos dessa crise na economia mundial e seus efeitos sobre a dimensão de um país, como o Brasil, deve haver um esforço conjunto de análise, do interesse do povo brasileiro. Desta vez, o povo tem que se posicionar frente ao mundo em relação à crise, que não interessa de forma alguma somente aos Estados Unidos, pois já não podemos mais dizer que desconhecemos as causas da crise econômica.
No Brasil, é exatamente esse o principal efeito da crise: a dificuldade em se obter dinheiro. Grandes empresas que dependem de financiamento externo passam a encontrar menos linhas de créditos disponíveis, afinal, os bancos têm medo de emprestar dinheiro em um contexto de crise. Por consequência, com a dificuldade em captar no exterior, ficam comprometidos projetos de construção dessas empresas, que por sua vez gerariam empregos e renda ao país.
Até mesmo os bancos começam a sofrer com a dificuldade de obter recursos no exterior, o que deve fazer os empréstimos ficarem mais caros e mais difíceis também para as pessoas físicas. Por conta disso, as instituições de médio e pequeno porte já tiveram ajuda do governo brasileiro. Para reduzir os efeitos da crise internacional, o BC (Banco Central) anunciou mudanças nos depósitos compulsórios das instituições financeiras, um dos instrumentos usados para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. Até o dólar americano influencia a nossa economia. O pão da padaria, por exemplo. Porque sempre tem algo que vem de fora, podendo ser somente o glúten usado na fabricação do pão, que não é produzido por aqui.
Nossos governantes precisam estar dispostos a atuar ativamente mostrando que também tem condições de lidar com a crise, criando possibilidades em participar de decisões no que se refere à economia do Brasil, para evitar ainda mais uma desaceleração e um menor crescimento da economia em nosso país.

( Alunas: Alana, Jaqueline, Larissa, Melissa, Flávia e Thamiris)

4 comentários:

Unknown disse...

Shooow!

Unknown disse...

Ficou mt bom msmo!!!

Unknown disse...

O presidente Mulla não disse que a crise la fora é tsunami e se chegar aqui é marolinha olha a marolinha dele

Marcus disse...

Maneiro...!
Abraços,♥